Type Here to Get Search Results !

O Desinteresse da Maioria dos Brasileiros pelo Cinema Nacional

Qual seria o real motivo desse desinteresse pela sétima arte?
Há alguns dias, fiz um Quiz referente ao Cinema Nacional, ao finalizar e sair o resultado, podia compartilhar em sua rede social e como a maioria faz, compartilhei. Meu resultado não foi dos melhores, na minha opinião, mas fez algumas pessoas comentarem que tinha alto conhecimento e que se elas fizessem, a nota seria baixa.
Isso me fez, não só desafiar-las a fazerem, como perguntar a algumas o motivo de acharem que iriam mal e a resposta foi falta de conhecimento. Até então você pode pensar, como eu, que é normal não saber tudo sobre cinema, exceto que quando fizeram sobre filmes americanos terem tirado notas altas.
A questão que me fez pensar era o porquê? Por que o conhecimento é maior em filmes estrangeiros do que filmes do seu próprio país? A resposta que descobri foi a falta de interesse no nosso cinema. Eu posso culpa-los? Não totalmente.
Quando pensei em escrever esse artigo, fiz algumas perguntas às pessoas próximas sobre sua opinião em relação as obras que são produzidos no Brasil e a grande maioria respondeu que não se interessava muito por só fazerem filmes cômicos.
Analisando como é tratado o marketing no Brasil, infelizmente, a imagem que se passa é que só fazemos filmes de gênero cômico. Não tenho nada contra, afinal em todo mundo, são feitos filmes desse gênero, porém, é triste que filmes que tenham ideia diferentes não tenha importância.
Claro que longas como Elis (2016) e João, O Maestro e Bingo (ambos de 2017) não foram ignorados, afinal se travam de figuras importantes para o país e que eram mundialmente conhecidos. Tropa de Elite (2007), Tropa de Elite 2 Agora o Inimigo é Outro (2010) e Central do Brasil (1998) que mostraram a realidade de um país, e que receberam atenção internacional e ganhando vários prêmios.
Mas obras como O Filme da Minha Vida (2017), O Lobo atrás da Porta (2013), O Ano que Meus Pais Saíram de Férias (2006) e tantos outros, tiveram um marketing baixo e ignorado pela maioria do público. E claro não pode ser deixado de citar “O Menino e o Mundo”, que só chamou a atenção pelo número de indicação e prêmios que recebeu, desbancando muitas vezes animações de estúdios grandes como Pixar.
O que devemos fazer para que as pessoas prefiram ir no cinema ver os filmes nacionais não é só ter mais visibilidade e apoio da imprensa em geral, mas a própria pessoa procurar. Viu que na lista há um longa nacional, le a sinopse, vê quem trabalha e o mais importante: dar uma chance. Acredito e muito que isso não só irá melhorar a imagem que os brasileiros têm de só se importar com a cultura estrangeira, como também conhecer o próprio país.